Páginas

Método Dupont

Tantos anos de experiência faz de Michel Dupont referência nacional em quiropraxia indiana. Há mais de 40 anos realiza tratamentos integrais da coluna e articulações. Sendo assim, criou o seu próprio sistema de cura, intitulado Método Dupont, que consiste na aplicação dos seus conhecimentos, teóricos e práticos, do antigo sistema greg-indiano de Baro Praxia (Neogolismo de origem grega: Baro = dedo e praxia = prática).


Entendendo a Quiropraxia Indiana


O que é e do que se trata?
Método de Massoterapia para o tratamento da coluna vertebral.

Exemplos de problemas que podem ser curados por Dr. Dupont: 
- A coluna vertebral em seu conjunto, alterações estruturais
- Planos, eixos e margens dos movimentos articulares
- A subluxação vertebral e suas consequências
- Cintura pélvica
- Segmento lombar
- Segmento dorsal
- Segmento cervical
- Membros superiores e inferiores
- Hérnias de Disco
- Pinçamento do Nervo Ciático
- Pé chato
- Joanete
- L.E.R
- Torcicolos

- Epicondilite (cotovelo de tenista)
- Bursite
- Escoliose
- Cifose
- Dor de Cabeça e Enxaqueca
- Labirintite
- Discopatias
- Lordose
- Lumbago
- Bico de Papagaio
- Dores e Adormecimento de Braços, Mãos e Pernas
- Artrose
- Estados Anciosos e Asmáticos
- Dores no Joelho e Meniscos
- Entorse do tornozelo
- Parestesias
- Estresse
- Problemas de Articulações de um Modo Geral.


Trajetória 

Michel Dupont aprendeu a arte milenar da quiropraxia indiana na fonte, com o grego-indiano Dr. Angel C. Accoglanis, que introduziu a quiropraxia na Argentina. Nascido na Grécia, mas criado com o avô na Old Delhi (Índia), ele seguiu a tradição grega de casar com uma pessoa da mesma etnia, e sua esposa foi achada na Argentina, país onde Michel o conheceu e virou seu discípulo fiel. Na década de 60, juntamente com o seu mestre Dr. Angel Accoglanis, MIchel foi estudar na Índia e no Paquistão. Mais tarde, no ano de 1970, se estabeleceu neste país e passou a viver por lá, onde adquiriu uma grande experiência e conhecimento.

Origem

A Quiropraxia Indiana, apesar do seu nome, teve sua origem na Grécia, onde os atletas e lutadores desenvolveram métodos de manipulações das articulações do corpo para se recuperarem de lesões. Também associou recursos de massagem terapêuticas para complementar a terapia. Na Índia, este sistema se mantém vivo até hoje e ainda é chamada pelo seu nome grego Kiropratica.

Diferencial
Seus recursos terapêuticos são extremamente suaves e sem movimentos bruscos ou violentos! A Quiropraxia Indiana não se limita somente ao tratamento da coluna vertebral, mas amplia-se às extremidades do corpo e ao sistema muscular. Um dos conceitos deste método é que não adianta fazer um ajuste articular quando esta é acompanhada de músculos e ligamentos... o todo deve ser tratado. 

A técnica complementa a massagem Ayurvédica, pois tem todo um embasamento de conceitos mecânicos do corpo e a Ayurvédica é toda baseada em conceitos energéticos. Há intercâmbio entre a Ayurveda e a Quiropraxia Indiana. Por exemplo, um pinçamento do nervo ciático demoraria muito tempo para ser tratado pelo equilíbrio dos doshas, já com a Quiropraxia Indiana em um primeiro atendimento traz uma melhora de 80%. Isso ocorre pela sua eficiência e suavidade dos seus procedimentos. Pode-se tratar pessoas com osteopenia ou osteoporose, idosos, grávidas e crianças sem riscos de lesões ou traumas. Com outros tipos de quiropraxia isso seria inviável.